Terço dos Homens e das Mulheres comemoram seu 1º aniversário

Pastorais e Movimentos

Foi em torno da imagem da padroeira, que os movimentos Terço dos Homens e Terço das mulheres do Santuário Nossa Senhora de Fátima ,de Dracena, comemoraram o primeiro ano de existência.

Em terço recitado no dia oito de agosto, juntamente com o pároco, Pe. Wilson Luís Ramos, as famílias do Santuário que integram os movimentos louvaram a Deus pelos 12 meses de orações que têm oferecido inúmeros benefícios aos fiéis.
“O Terço dos Homens e das Mulheres são dádivas para as paróquias que os têm. Eu vejo como um exército de Maria na vida da paróquia que vem para combater os males que afligem nossas casas”, ressaltou o padre.
Integrantes dos grupos de Terço dos Homens do distrito de Jamaica, e das paróquias Nossa Senhora Aparecida, de Dracena, e São Pedro Apóstolo, de Pauliceia, também participaram do momento de oração.
Segundo Terezinha Miloch Clemente que, semanalmente participa da recitação com outras mulheres, a oração em comunidade representa pra ela e seus familiares, além de graças cotidianas, mais intimidade com a Virgem Maria. “Minha família está mais ligada à oração hoje em dia”, explicou.
O sacerdote acrescentou que o Terço das Mulheres, fervoroso desde a sua origem na comunidade, teve inicio a partir da movimentação masculina. Para ele, as duas iniciativas fazem nas famílias dracenenses um apostolado de oração e de fé em torno da Virgem Maria.
Desde agosto de 2015, todas as segundas-feiras, os homens rezam o terço no Santuário e, as mulheres, na Capela São Judas Tadeu. Na última semana de cada mês, juntos, a oração é feita pelas famílias.
MOTIVAÇÃO
O início dos dois movimentos no Santuário Nossa Senhora de Fátima aconteceu em 2015, quando Vinícius Cristófani se mudou de Três Lagos (MS) para Dracena. O motivador explica que em sua antiga moradia, no Mato Grosso do Sul, ele recitava o terço juntamente com outros homens todas as semanas. “Quando cheguei, eu e minha esposa conversamos com o Pe. Wilson, ele apoiou e o movimento teve seu início no dia 10 de agosto do ano passado”.
Cristófani, que coordena o Terço dos Homens, relatou que muitas pessoas, a partir da experiência de todas as segundas-feiras, passaram a frequentar as missas e participar da vida de comunidade.
Questionado sobre os benefícios que a proposta provocou em sua família, ele concluiu:
“Toda segunda-feira eu fico ansioso para que dê o horário de rezarmos. Tem sido um bem para mim, para minha família e para a comunidade”.
TIAGO BARBOSA

vídeo da festa do Terço dos Homens e das Mulheres